O que é a osteopatia?
Uma terapia manual
A osteopatia é muito mais do que uma simples terapia. É um sistema de diagnóstico e tratamento manual com uma filosofia muito própria que vê o corpo como um todo.
Trabalhamos muito mais do que apenas o sistema músculo-esquelético, como frequentemente se pensa. A osteopatia também actua sobre o sistema nervoso e sobre os diferentes órgãos, trabalhando a mobilidade destes para que o corpo possa funcionar em harmonia.
Dentro das técnicas utilizadas pela osteopatia, as manipulações articulares são as mais conhecidas, mas não são de todo a principal ferramenta do osteopata. Para além dessas técnicas, o osteopata possui ainda um vasto leque de técnicas, desde tecidos moles (‘massagem’, técnicas de energia muscular, inibições) a técnicas mais suaves como as manipulações viscerais ou cranianas.
O osteopata como detective
A consulta de osteopatia inicia-se com uma anamnese, de modo a reunir as informações necessárias para poder tratar o paciente de forma eficaz e segura.
De seguida, são realizados diversos testes que vão permitir detectar e identificar eventuais restrições na mobilidade dos tecidos e perceber de que maneira estas restrições podem estar a causar o problema.
Assim, o osteopata é um profissional de saúde que sabe que a causa/origem dos sintomas e o local onde estes se manifestam, muitas vezes não coincide.
A osteopatia é segura?
Sim! A osteopatia é um tratamento seguro e não invasivo.
Apesar de existirem algumas contraindicações, o osteopata é capaz de reconhecer as limitações do paciente e adaptar o tratamento às suas necessidades.
Antes de efectuar qualquer técnica ou plano de tratamento, é sempre feita uma avaliação da relação custo/benefício de determinada técnica tendo em consideração factores como:
- Idade
- Sinais e Sintomas
- Patologias que possam ser contraindicações
- Medicação
- Historial clinico
- Testes de segurança
Tendo todos estes factores em consideração, caso alguma técnica seja contra indicada ou o paciente não se sentir confortável com a mesma, existem sempre outras técnicas alternativas para atingir o mesmo fim.
Porquê a osteopatia?
Porque é rápida e eficaz na recuperação da mobilidade dos tecidos e pode ser aplicada em qualquer pessoa: desde o bebé recém nascido ao idoso, passando por desportistas e sedentários.
É efectivamente uma terapia feita por profissionais de saúde que podem actuar directamente sobre o problema, mas que também são dotados da capacidade de reconhecer quando é importante encaminhar o paciente para as diferentes especialidades médicas, estando assim habituados a trabalhar em meios multidisciplinares.